O que é DIU?

DIU (Dispositivo Intrauterino), é um método confortável, prático e possui eficácia de 99,4%. Por ser um método totalmente reversível e de longo prazo, atende a diversos tipos de mulheres e necessidades particulares de cada corpo com muita inovação e tecnologia da linha Andalan.

Os DIUs devem ser sempre inseridos por um médico ginecologista já que necessitam de exames pré e pós-inserção, além de cuidados durante a colocação.

Como funciona o DIU?

A ação do DIU (Dispositivivo Intrauterino) é na cavidade uterina. O principal mecanismo de ação do DIU é a transformação do ambiente uterino em um ambiente hostil aos espermatozoides, evitando a sua chegada até as trompas (fecundação).

DIU dentro do organismo provoca uma reação de corpo estranho, tendo ação bioquímica sobre o endométrio (inchaço). O cobre é fragmentado no decorrer dos anos, porém este não é absorvido. Seus fragmentos são expelidos junto à menstruação.

Quando realizar a inserção?

A inserção normalmente é feita durante a menstruação, quando o canal está mais dilatado, amenizando as possíveis dores do procedimento. Mas não é descartada a opção da inserção fora da menstruação, só é necessário descartar a possibilidade da gestação.

 

Acompanhamento após inserção do AIU

 

O procedimento é realizado por um médico ginecologista que tem todo o preparo para evitar os riscos de infecções e solicitar exames de acompanhamento.

 

Logo após a introdução é importante que seja feita uma ultrassonografia para saber se o dispositivo intrauterino (DIU) foi colocado corretamente e a paciente deve fazer o acompanhamento anualmente para verificar a posição do DIU.

Vantagens

» Totalmente reversível, pode ser retirado a qualquer momento;

» 99,4% de eficiência;

» Não há a necessidade de se preocupar em tomar as pílulas anticoncepcionais todos os dias;

» Evita reações causadas por hormônios.

Desvantagens

» O DIU previne apenas a gestação e o uso de preservativos faz-se necessário para evitar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

» As cólicas e fluxo podem se tornar mais intensos.

Outras Recomendações relacionadas ao Dispositivo Intrauterino

Apesar de ser um método de longa duração, os DIUs têm prazo de validade, que deve ser respeitados para garantir sua eficiência.


A paciente mulher deve sempre consultar um ginecologista, que é capaz de dar maiores informações sobre o DIU.